Este Projeto é dividido em vários segmentos, conforme a necessidade e datas festivas dentro do cronograma social do calendário anual. Abaixo citamos as ações desenvolvidas pelo nosso Instituto com:

O projeto “Um Dia Feliz - Criança” foi realizado pelo Instituto IDEMA, com recursos próprios, oriundos de doações dos membros e alguns associados, no intuito de promover a valorização e inclusão social de crianças e jovens da zona rural do município de São Luís/MA, no qual foram realizadas atividades de caráter lúdico, esportista e cultural com ajuda do corpo técnico do Instituto e de voluntários. Nesta ocasião, verificou-se a presença maciça da comunidade. Comunidade esta, desassistida pelo poder público nos mais diversos setores de uma sociedade, ou seja, nas questões sociais, econômicas, lazer, saúde e educação.

O projeto “Um Dia Feliz – Dia das Mães” – ( todo mês de maio de cada ano) foi realizado pelo Instituto IDEMA, com recursos próprios, oriundos de doações dos membros e alguns associados, no intuito de promover a valorização das mães da zona rural do município de São Luís/MA, no qual foram realizadas atividades envolvendo saúde, bem estar, cultura e lazer com ajuda do corpo técnico do Instituto e de voluntários. Nesta ocasião, verificou-se a presença maciça da comunidade. Comunidade esta, desassistida pelo poder público nos mais diversos setores de uma sociedade, ou seja, nas questões sociais, econômicas, lazer, saúde e educação.

LOGOMARCA DO PROJETO NOS PASSOS DA ILHA2

O objetivo deste projeto é proporcionar às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos dos bairros de São Luis - MA, atividades saudáveis, por meio de práticas esportivas e jogos de recreação e lazer, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento humano, social e cultural da população envolvida. Promovendo o enfretamento da redução da violência, criminalidade e consumo de drogas nas comunidades. Este projeto pode ser levado para sua cidade !.

curso autocad

 

Elaboramos projetos de engenharia civil, elétrica e hidráulica

 

LINK DE PROJ. ELAB. 01      LINK DE PROJ. ELAB. 02      LINK DE PROJ. ELAB. 03

portal da transparência

 

Elaboramos o Portal da Transparência conforme legislação vigente para atender a necessidades da gestão pública.

projeto cultural anajatubaO projeto “#Vumbora” visa valorizar o sentimento de afeição pela cultura e tradições em geral em vários municípios ,Estado e país ampliando os horizontes da prática da cidadania. Além de desenvolver a imaginação criadora, vivenciando-se ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade.

O Idema apresenta uma estrutura de captação de recursos via Secretarias de Estado do Maranhão e Ministérios com elaboração de projetos com:

 

 logo ceesp               

logo governo do maranhão

logo governo federal

curso gestao de projetos

 

 

Programas para Implantação

Saneamento Básico

Plano Diretor
Resíduos Sólidos
 
Departamento Municipal de Trânsito
 
Código Tributário
Código Ambiental
Concurso Público

 

fotos pnhr 3

O projeto “Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR”, foi realizado com recursos próprios em parceria com o Banco do Brasil S/A e Caixa Econômica Federal, com o intuito de possibilitar ao agricultor familiar ou ao trabalhador rural o acesso à moradia digna, a partir de ações que incidem também na qualidade de vida desses moradores, como abastecimento de água, esgotamento sanitário e rede elétrica. Esse programa tem em seu maior expoente a construção e reforma de habitacionais. Na ocasião, foram realizadas palestras educacionais para orientar os possíveis beneficiários de quais procedimentos seriam adotados para enquadramento destes produtores no programa. Os municípios trabalhados foram Ribamar Fiquene (período: fevereiro a abril/2014), Montes Altos (período: março a dezembro/2014) com foco em comunidades indígenas, Amarante (período: março a dezembro/2014) também com foco nas comunidades indígenas, Bom Jardim (período: julho a dezembro/2014) em parceria com a Associação São Sebastião dos pequenos produtores rurais do povoado Centro do Sebastião, CNPJ: 02.570.378/0001-56, onde nesta comunidade está sendo construída 40 unidades habitacionais.

LOGOMARCA PROJETO QUINTAL PRODUTIVO

    Consiste em capacitar agricultores familiares para formação profissional e conscientizar sobre boas práticas de higiene e segurança alimentar, saúde ambiental e esclarecimentos  formais sobre o associativismo – cooperativismo e horticultura, pretendendo fortalecer sua visão empreendedora para preparação para implantação do Projeto Quintal Produtivo – em várias etapas. Com implantação de uma horta em um quintal escolhido pela comunidade como piloto do projeto.